OwnCloud Drive, Uma nuvem privada do tipo Google Drive e iCloud Gratuito

Armazenamento em nuvem já não é mais algo novo, corriqueiramente podemos ouvir pessoas comuns, isto é, pessoas que não são da área de tecnologia dizerem que se sentem mais seguras salvando seus dados na nuvem. E a tendência é que com o passar dos anos a transferência de arquivos, portabilidade de dados e backup passe cada vez mais para a nuvem mesmo para usuários domésticos. Hoje vamos entender um pouco mais sobre a ferramenta OwnCloud, um software com versão gratuita para você criar seu próprio servidor de dados e compartilhamento do tipo Google Drive, OneDrive, iCloud e muitas outras ferramentas existentes no mercado porém você terá total acesso e poder sobre seus dados.

Inicialmente o OwnCloud foi criado de maneira aberta como uma alternativa livre a softawares de armazenamento pagos, porém após desavenças entre os desenvolvedores quanto a versão paga do software. Assim foi criada uma versão totalmente livre chamada NextCloud. Ao analisar a versão livre do software pude perceber um bom nível de eficiência, interface amigável e bem parecida com as alternativas do mercado e uma ampla gama de sistemas suportados para o sincronismo de dados. Dentre as características mais importantes posso destacar:

Interface amigável: A interface web do OwnCloud é bonita, simples e objetiva, cumpre o que promete e permite inclusive a personalização da tela de login, deixando o sistema bem personalizável.

Instalação de apps e plugins: Após instalar os pacotes básicos, cada usuário pode ainda instalar diversos apps de maneira simples e rápida através de uma especie de loja (https://marketplace.owncloud.com) , tendo opções grátis e pagas que vão aumentar o número de funcionalidades de cada perfil.

Montagem da infraestrutura simples e rápida: Para o administrador de sistema a tarefa de instalar e habilitar os recursos do OwnCloud na rede e até mesmo na internet é muito simples e tranquila de executar, podendo ainda ser instalado em contêineres Docker.

Suporte a diversas plataformas: Como sabemos o Linux Desktop sempre esteve esquecido nas opções de sync direto no navegador de dados, já no caso do OwnCloud é oferecido suporte para Android, iOS, Windows, Mac OSX e Linux.

Facilidade de expansão de armazenamento: Assim como a instalação a expansão de discos para armazenamento, a gerencia dos dados armazenados e até mesmo a conexão com storages e compartilhamentos de rede, são muito simples e fáceis de ser implementadas.

No próximo artigo vamos ter um passo a passo de como instalar o OwnCloud sobre o Linux Ubuntu, configurar, e como liberar acessos para os usuários da rede. Até lá!