Instalando/Atualizando o PHP no Servidor Windows IIS

O serviço de disposição de páginas na internet ou apenas servidor web, é um dos serviços mais usados no mundo, assim o servidor web automaticamente é também muito requisitado. Uma das tecnologias mais usadas para a apresentação de conteúdo na internet é o PHP, basicamente o PHP é processado no servidor e apresentado ao cliente. Em fins, vamos ao nosso tópico de hoje, como instalar o PHP independente da versão, no Microsoft IIS (o servidor web da Microsoft)?

Primeiro passo: Baixar a versão desejada do PHP
Será possível baixar o pacote no endereço: http://php.net/downloads.php escolhendo a opção “Windows Downloads” na versão do php desejada.

Segundo passo: Descompactar o arquivo no diretório: C:\php-x.x (onde x.x é a versão baixada), e renomear o arquivo php.ini-production para php.ini. Logo em seguida poderá fazer alterações que julgar nescessário, como timezone por exemplo

Terceiro passo: Acessar o Internet Information Services (IIS) Manager ou Gerenciador do Internet Information Services (ISS) (pra quem está no windows em português), abrir a árvore do host afetado (normalmente localhost), expandir Sites, expandir internet e clicar no site onde deseja instalar o módulo PHP.

Quarto Passo: Acessar a opção Handler Mappings, depois Add Module Mapping no painel Actions do lado direito da janela.
Na janela Add Module Mapping preencher o campo Request Path, Module e Name como na imagem abaixo (imagem 1). O campo Executable você vai selecionar o arquivo php-cgi.exe na pasta decompactada no nosso primeiro passo.
Ainda nessa janela clicar em Request Restrictions e selecionar as opções demonstradas na (imagem 2) abaixo. Depois clicar em OK e OK novamente.

(Imagem 1) Guia para o Quarto Passo
(Imagem 2) Guia para o Quarto Passo

Quinto Passo: Após essas alterações já será possível acessar usando o php na versão atualizada ou instalada anteriormente com o nosso bom e velho phpinfo como pode ver na imagem abaixo. Caso isso não ocorra basta reiniciar o serviço do IIS no gerenciar de serviços do Windows.

arquivo php

Obrigado e até a próxima!