Linux Lite: Limpo, Leve e Rápido!

Ainda no mundo linux, sabemos que existem muitos “sabores” e isso é a principal vantagem desse sistema, pois existe uma distribuição ideal para cada tipo de usuário, desde o pesquisador, hacker, gammer, editor e etc.

Hoje trataremos de uma distribuição minimalista e muito leve: a Linux Lite, que está na sua versão 4.4. O sistema requer muito pouco de hardware para trabalhar bem e ainda pode se manter estável com muito poder de processamento. Isso se deve ao fato de usar uma interface limpa e leve e recursos pré-instalados bem resumidos.

Outro destaque importante é a facilidade de uso, o sistema tem uma simplicidade que além de bonita é também bastante intuitiva, mas apesar de tudo isso todos os softwares importantes estão presentes por padrão logo após a instalação no HD ou mesmo no LiveCD, dentre eles aplicativos para visualização de mídia e arquivos em geral, editores para escritório, monitoramento e muitas outras. Como o sistema tem como base o Linux Ubuntu existem centenas de outros softwares para instalação nesse sistema atendendo a qualquer usuário.

Como podemos acompanhar, esta é uma ótima distribuição para se testar e até mesmo para usar como sistema principal. Se você se interessou e quer testar naquele computador parado há alguns anos ou ainda em uma máquina virtual esses são os requisitos mínimos e recomendados pelo desenvolvedor:

ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS RECOMENDADAS:
CPU: processador de 1 Ghz
RAM: ram 768 mb
ARMAZENAMENTO: 8gb
RESOLUÇÃO: resolução de tela 1024×768 VGA
MÍDIA: unidade de DVD ou USB com a imagem ISO
ESPECIFICAÇÕES PREFERIDAS:
CPU: processador de 1.5GHz
RAM: ram 1024 mb
ARMAZENAMENTO: 20gb
Resolução: tela VGA, DVI ou HDMI 1366×768
MÍDIA: unidade de DVD ou USB com a imagem ISO

Para mais informações e download do sistema acesse https://www.linuxliteos.com , durante testes  que fiz com o sistema ele se mostrou confiável e bastante estável, se ele lhe agradou também, que tal fazer um teste? 
Nos vemos no próximo artigo, até já!