Série RockStor (4 de 4), Criando um compartilhamento NFS

Neste nosso último artigo da série RockStor Storage, vamos abordar de maneira bem direta como criar um compartilhamento NFS, com esse compartilhamento, é possível gravar e ler dados a partir de sistemas Linux, sejam eles Desktops ou Servidores também é possível acessar através de sistemas MacOSX. Vamos lá!

Primeiro acesse sua dashboard, como já vimos nos artigos anteriores, depois acesse o menu Storage e depois NFS, assim como na imagem abaixo:

Na sequencia, clique em Add NFS Export, e insira os dados de acordo com seu projeto (caso tenha separado um espaço exclusivo para esse compartilhamento), no meu caso eu usei o mesmo espaço de armazenamento usado pelo samba, como é possível ver na imagem abaixo:

Pronto! Ao clicar em Submit basta ver se o serviço NFS está em execução no interruptor acima da tabela de compartilhamentos NFS.

No passo a seguir, para conectar uma máquina em um compartilhamento NFS siga o proposto em um artigo passado onde abordo detalhadamente como fazer essa conexão, clicando aqui.

Eu vou ficando por aqui, em breve traremos novas descobertas e novos desafios do mundo da tecnologia, See ya!