Série RockStor (3 de 4), Criando um Compartilhamento Windows

E finalmente chegou a hora de criarmos nosso primeiro compartilhamento, neste artigo vamos criar um compartilhamento Windows (ou CIFS), muito usado e por isso iremos abordá-lo. No próximo artigo trataremos do armazenamento NFS (Linux e Servidores) e AFP (arquivamento Apple). Então vamos ao que interessa, gravar e acessar dados!

Primeiramente precisamos acessar a interface web do nosso servidor (já demonstrado no artigo anterior, aqui), após entrar com seu usuário e senha você será direcionado para a Dashboard como padrão, então basta acessar o menu Storage e em seguida Pools, como na imagem abaixo:

 

Basta clicar no botão Create Pool, e preencher como na imagem seguinte

 

Como é possível ver circulados na imagem, optei por criar um armazenamento em Raid 1 (discos espelhados, o que dará maior tolerância a falhas), após escolhi os meus dois discos de 40GB cada, dedicados ao armazenamento de dados.

Observe que seu array de discos deverá ser de acordo com a sua necessidade, observe também que o espaço disponível para armazenamento vai depender do tipo de Raid (ou não escolhido).

Agora nosso array está disponível e já listado no menu Pools.

 

Agora vamos criar o contêiner de compartilhamento, e definir a cota de armazenamento que estará disponível no mesmo, para isso clique em Storage e depois em Shares.

 

Preencha os dados de acordo com o exemplo e a seu gosto, no meu caso no menu Size optei por deixar todo o armazenamento (40GB) para o compartilhamento. Logo após confirmar clicando em Submit, será possível ver o compartilhamento listado.

 

 

Agora vamos configurar as permissões e ativar o serviço CIFS clicando novamente em Storage e depois em Samba. Ative o serviço clicando no botão interruptor que será exibido e depois clique em Add Samba Export

 

Nesta tela basta preencher Shares to export com o compartilhamento que acabamos de criar, Admin Users pode ser usado o usuário que já criamos ou caso queira também é possível criar novos usuários e definir permissões através da própria ferramenta web. Clique Submit e pronto! agora é hora de conectar nossos clientes.

No exemplo estou usando o Windows 7 em uma máquina cliente onde farei o teste porém pode ser também acessado através do linux ou MacOS pois ambos tem acesso a compartilhamentos Windows através do samba. Vamos lá!

Digite o endereço: \\ip-do-seu-servidor na barra de endereços do Windows Explorer, ou no Menu Rápido executar.

 

Agora basta entrar com as credenciais usadas no compartilhamento que criamos.

 

Como pode ver o compartilhamento já está funcional, no meu caso mapeei e já estou fazendo um teste de cópia e leitura de arquivo .iso

Como podemos ver, é muito simples e muito rápido o compartilhamento de dados para máquinas Windows com RockStor, no próximo artigo vamos criar compartilhamentos NFS (clique aqui para acessar), até lá!