Série RockStor (1 de 4), Conhecendo

A cada dia que passa temos mais e mais necessidade de armazenar dados,isto é mais tipos de dados são criados, e também tem se notado que os arquivos tem melhorado a sua qualidade (aumentando o tamanho em armazenamento) ao passo que as mídias de armazenamento tem diminuído o custo por gigabyte, isso faz com que a necessidade de salvar arquivos importantes aumente e claro a confiabilidade na hora de salvar esses dados é importante, pois ninguém quer perder dados não é mesmo?

Uma das maneiras de salvar dados de maneira local e segura, em casa ou até mesmo em pequenas e médias empresas é o armazenamento NAS (Network-Attached Storage) onde os espaços de armazenamento ficam disponíveis através da rede para usuários locais ou até mesmo fora da rede local, também é possível gravar novos arquivos e executar diversos tipos de dados através da rede, como filmes, e-books, imagens, músicas e etc.

Atualmente existem diversas ferramentas que vão provisionar, gerenciar e manter seus dados em disco e disponibiliza-los na rede, porém, o foco desta serie de artigos é na ferramenta RockStor Storage. Uma ferramenta gratuita e muito simples de configurar e utilizar na sua casa ou na sua empresa, aproveitando computadores mais antigos que estão ali só ocupando espaço com uma ferramenta genial e muito útil.

O RockStor Storage (site oficial) , trata-se de um sistema baseado no linux CentOS, e arquivamento em BTRFS (já comentamos sobre esse FileSystem aqui), o sistema permite:
 Adição de vários discos em variados tamanhos para armazenamento de dados;
 Prevenção a falhas, snapshots e verificação de discos em tempo real;
 Compartilhamento AFP (Apple), CIFS (Windows, SFTP, NFS;
 Sistemas de recuperação de sistema de arquivos e sistema operacional;
 Gerenciamento unificado de diversas máquinas numa única GUI Web;
 Diversos plug-ins inclusive para Docker dentre outras funções.

Para que a instalação seja possível deve ser respeitados os requisitos mínimos confiáveis indicados pelo CentOS:
 Processador de 64 bit (Intel ou Amd);
 2 GB ou mais de memória RAM;
 8 GB de armazenamento em disco para o sistema operacional (podendo ser inclusive um pendrive);
 A partir de 1 disco para salvar dados (quanto mais melhor e mais espaço);
 Pelo menos 1 interface de rede para transferência de arquivos (Gigabit ou superior para melhor performance).

Tendo todos os instrumentos em mão falta apenas a mídia de instalação que pode ser gerada com Unetbootin, Rawrite32 ou Rufus (de acordo com seu sistema operacional) ou mesmo gravar em um disco tradicional (DVD). Os próximos passos irei apresentar no próximo artigo:

Série RockStor (2 de 4), Instalando , então…Até lá!