Sobre o sistema de arquivos BTRFS

No linux quando nos deparamos com a tarefa de particionar os discos e escolher o tipo da partição existe uma dúvida no tocante ao formato, e… de certa forma essa dúvida ajuda a parar para pensar na melhor escolha, nem sempre se trata do melhor sistema de arquivos e sim de qual é melhor para o que vai ser feito nesse sistema e também o volume de dados e requisições que este irá tratar. Esse sistema de arquivos tem suporte no Linux e no MacOSX (através de complementos de terceiros, não nativo)
No artigo de hoje irei comentar um pouco sobre o sistema de arquivos BTRFS e suas principais aplicações práticas.

Inicialmente o BTRFS (B-tree file system) foi idealizado pela Oracle para servir o Linux a intenção era resolver algumas deficiências notadas quando a grande volume de dados, capacidade de snaps, checksums dentre outras funcionalidades no enquadro da escalabilidade e segurança.
Muita gente tem falado que o BTRFS é o futuro dos sistemas de arquivos no Linux ou ainda é o sucessor do EXT4, isso se dá pela velocidade de acesso, e velocidade de leitura escrita bem como a segurança e o suporte a várias tecnologias interessantes como:
Dimensionamento e suporte a vários volumes;
Conversão nativa a sistemas da família EXT;
Capacidade de gerenciar até 16 exabytes de informação;
Suporte nativo a RAID;
Suporte a compressão de dados;
Suporte a unidades de armazenamento em flash, dentre outras funcionalidades interessantes.

Assim, podemos dizer que ao longo desses dez anos de sua existência o BTRFS tem desenvolvido bastante podendo já ser usado em ambientes tanto desktop como ambientes de produção (se atender a sua demanda e aplicações). Ele vem sendo usado em algumas distribuições (mesmo que timidamente) porém fazendo um trabalho excepcional.
Um software muito eficiente e preciso que tem difundido o BTRFS é o projeto RockStor, uma ferramenta de armazenamento e delivery de dados do tipo NAS. Inclusive estarei comentando sobre a minha experiência usando essa plataforma de armazenamento.
Enfins, o BTRFS tem crescido, e sua tendencia é crescer ainda mais nos diversos tipos de ambientes mundo afora, e tudo que eu posso te dizer é: Teste, assim você saberá sobre a eficiência desse FS no seu ambiente.

Valeu! e até a próxima!