Por dentro de um Hackintosh, como tudo funciona.

Tudo começou quando a Apple aproximou um pouco mais da arquitetura PC ao adotar processadores Intel na fabricação de seus computadores, isso no ano de 2005 quando abandonou os processadores PowerPC, assim entusiastas começaram as buscas por executar o sistema da maçã em computadores comuns. Apesar de já ter acontecido tentativas anteriores a esta façanha inclusive aqui mesmo no Brasil com o Unitron Mac 512, de 1988, a prática só foi ficar mais intensa a partir de 2005.

O termo hackintosh se deriva da junção de duas palavras: HACK + MACINTOSH (hardware original da Apple), uma maneira carinhosa que os adeptos a essa prática a chamam ao redor do mundo. A partir daí várias comunidades passaram a existir, tanto oferecendo ajuda a novos usuários como disseminando “distros” contendo a facilidade de instalação para usuários mais leigos.

O processo de instalação se assemelha a uma instalação num produto Apple, a diferença está basicamente no método de inicializar o sistema que obrigatoriamente precisa de um bootloader (carregador de boot), que inicia o sistema MAC OSX depois dos procedimentos de inicialização da BIOS. No início de tudo eram usados CDs ou DVDs de boot com um bootloader gravado dando a possibilidade de iniciar o Darwin Kernel, núcleo do MAC OSX. e no decorrer do tempo foram aparecendo alguns que destacaram como o Chameleon e seus derivados e o Clover (talvez o mais usado e com uma interface amigável) .

Após a instalação (que Deus os salve dos Kernel Panics …hehe) alguns procedimentos devem ser seguidos se você quiser ter um sistema rodando redondinho, como a instalação de kexts (equivalente aos drivers no Windows) , normalmente é precisa instalar para hardwares menos influentes na arquitertura como Audio, Rede Graficos e USB 3.0, no caso de notebooks temos ainda sensores como de brilho da tela, porcentagem da carga da bateria, webcam, microfones e touchpad. Isso demanda um pouco de pesquisa e socialização nos inúmeros grupos de apoio pela internet a fora. Dentre os grupos mais famosos temos: Olarila, TonyMAC, OSX86 e outros.

Então, se você chegou nessa parte, parabéns! Basta agora gravar o seu bootloader numa partição de inicialização, seja ela Bios Legacy ou UEFI é possivel iniciar o sistema fazendo as devidas configurações, o seu hardware vai influenciar bastante no que você precisa escolher e configurar.

Após isso basta instalar todos os programas necessários, e curtir seu novo sistema, podendo inclusive logar em produtos Apple, como icloud, apple store, messages, e etc, desfrutando o máximo do sistema e do que ele pode oferecer pagando por um hardware muito mais em conta.