Como ler/gravar em discos NTFS no MAC OSX grátis e sem instalar programas?

Talvez umas das primeiras coisas que um usuário MAC OSX sinta na pele é essa necessidade, escrever em um HD externo ou pendrive que esteja formatado como NTFS, tudo bem você pode formatar seus HDs e pendrives em formatos reconhecidos pelo seu computador Apple, mas, vamos pensar em situações adversas quando isso não é possível, exemplo: você acaba de migrar de um PC Microsoft Windows e todos os seus arquivos estão em um HD externo formatado como NTFS, ao conectá-lo você percebe que só consegue visualizar e executar os arquivos contidos nele mas necas de conseguir gravar novos arquivos. Em outra situação você precisa passar arquivos para um amigo que tem computadores MS Windows na casa dele e o pendrive que ele aparece pra copiar está justamente formatado em NTFS. E ae o que fazer?

Sabemos que existem opções no mercado para habilitar esses recursos no sistema MAC OSX porém normalmente se tratam de ferramentas pagas e você vai precisar instalar mais um programa no seu computador, porém hoje apresento uma opção totalmente grátis, nativa do sistema e totalmente funcional para escrever em discos NTFS no MAC, vamos lá?

Primeiramente é preciso criar uma pasta no Desktop onde iremos montar o disco NTFS desejado, já abra o terminal e vamos lá:

Entre no APP terminal
Digite o comando mkdir ~/Desktop/montar e pressione enter
Ao digitar o comando diskutil list , você será capaz de ver o disco que você deseja usar (ele já deve estar conectado nessa hora), como você verá na próxima imagem
Como resultado do comando temos essa tela, onde todos os discos e pendrives conectados aparecem com informações que iremos precisar, no nosso exemplo vamos montar para leitura e escrita o disco NTFS “Data2018”. Para isso vamos primeiramente desmontar esse disco, como na imagem abaixo.
O comando umount /Volumes/Data2018 irá desmontar o disco NTFS somente leitura (observe que você deverá substituir o nome Data2018 pelo nome do disco que você quer usar)
Agora o último comando (uffa..hehe), o comando:
sudo mount -t ntfs -o rw,auto,nobrowse /dev/disk0s3 ~/Desktop/montar
Vai fazer a montagem do seu disco NTFS como leitura/escrita, observe que o indicador disk0s3 vai mudar de acordo com seu computador, para saber qual irá usar observe o identificador (com a seta amarela na 4ª imagem deste artigo) o que aparecer no seu caso deverá ser usado nesse comando aqui.

Pronto agora no seu desktop está montado um disco totalmente disponível para você ler e escrever dados… 🙂 Para desconectar ou desmontar, basta ir até a Mesa/Desktop, clicar com botão direito e escolher a opção “Ejetar” assim como um pendrive.

Obrigado pela visita, volte sempre…Em caso de dúvidas ou sugestões entre em contato através do email no menu contato, Thank U!