Microsoft anuncia sua primeira distribuição Linux paga na WSL

Olá,

Como já viemos acompanhando a Microsoft (acompanhe postagem anterior aqui) mais uma vez inovou, dessa vez lançou su apropria distribuição Linux, dessa vez, paga (custando cerca de 19 dólares).

A distribuição é baseada no Debian Linux e está disponível na plataforma WSL (Windows Subsystem for Linux), a plataforma que integra  Linux ao Windows. Dentre as ferramentas de destaque no WLinux (como a distro é chamada) estão: wlinux-setup, uma ferramenta para facilitar a instalação de diversos serviços conhecidos que vão desde desenvolvimento até gestão de clouds e etc; capacidade de executar aplicativos Linux e Windows ao mesmo tempo, no mesmo ambiente, com velocidade de execução nativa inclusive aplicações que são baseadas em GUI e não somente CLI; acesso a arquivos de cada plataforma em tempo real e outras funcionalidades.

Parece que cada vez mais a Microsoft tem se aproximado mesmo do meio open source. O que esperar das próximas atualizações do Windows 10, tendo em vista que o ultimo update escancarou mais ainda as portas para o mundo Linux? Vale reassaltar que mais versões estão chegando à WSL, aguardemos os próximos episódios dessa jornada da gigante.