Zimbra – Servidor de e-mail Open-Source

Nos dias atuais o uso do e-mail é algo muito necessário, sendo que empresas funcionam por meio deles, ao iniciar um negócio as formas de conexões e comunicações com fornecedores, parceiros, cliente e outros é planejada e pesquisada logo no início do projeto (ou pelo menos deveria..rsr).

As empresas tendem a ponderar entre as necessidades e escolher o que é mais viável, tanto do ponto de vista de funcionalidades como de investimentos. E o mercado é vasto apresentando varias soluções que atendem as mais diferentes necessidades.

Uma solução muito usada e que possui versão livre para uso sem custos é o Zimbra Collaboration Suite (ZCS), trata-se de um software de e-mail, colaboração e agenda normalmente é usado sobre um sistema operacional linux. A empresa Zimbra Inc. no decorrer dos anos passou por algumas mão e foi adquirida por empresas como Yahoo e VMware e hoje é mantida pela Synacor.

Alguns softwares mantém o pacote zimbra em funcionamento: Nginx, servidor web e servidor  de proxy para email imap/pop3; Apache Lucene, indexador de documentos; ClamAV, software antivírus para Unix/Unix-Like; SpamAssassim, como o nome sugere se trata de um anti-spam; AMaViS, filtro de conteúdo; MySQL, servidor de banco de dados; OpenLDAP, servidor de autenticação e diretório; Apache TomCat, servidor java web. Além dessas aplicações existem outras que mantém essa plataforma viva e funcional em milhares de organizações privadas e públicas ao redor do mundo.

Dentre as funcionalidades do Zimbra é possível destacar: o serviço de email (bem óbvio..rsrs), calendário, compartilhamento de arquivos e pastas, suporte à plataforma de dispositivos móveis e os Zimlets, uma espécie de camada de plugins que podem ser adicionados para adicionar outras funções extra ao seu servidor de colaboração Zimbra.

Vale lembrar que o Zimbra possui duas versões uma paga e uma gratuita, para saber a diferença entre as duas basta dar um look nesta page (https://www.zimbra.com/email-server-software/product-edition-comparison/) do próprio projeto onde é feito um paralelo entre as duas versões e apresentado os detalhes e diferenças entre cada uma.

Em breve teremos uma serie de tutoriais que vão guiar o administrador desde a instalação até o dia a dia, e soluções de problemas no Zimbra Mail. Aguarde!