Apple anuncia novo MacOS: Big Sur, e outras novidades da WWDC 2020

Sabemos que a Apple de tempos em tempos lança uma conferencia global onde desenvolvedores entusiastas e profissionais de tecnologia, podem ver as ideias e planos da empresa para seus dispositivos e sistemas. Nesse ano de 2020 a WWDC ocorreu totalmente online devido o quadro atual do corona vírus, e mesmo assim numa keynote muito bem elaborada (como sempre) eles nos apresentaram algumas novidades, dentre elas quero destacar as mais importantes:

Novo iOS 14, Novo iPad OS e Novo Watch OS, com recursos novos e interessante nos aplicativos de mapeamento com um Mapas remodelado e com várias facilidades para trazer os usuários do Google Maps para a plataforma.

Adoção de um Processador próprio, como já haviam rumores circulando pela internet sobre processadores AMD e chips próprios ficou a dúvida que só hoje foi totalmente sanada. Sim a Apple vai usar seu próprio processador em Macs por enquanto o chip foi chamado de Apple Silicon, obviamente devido o chip aparentemente ser de uma outra arquitetura (possivelmente ARM) haverá um App para transcrição de instruções assim como na transição do PowerPC para Intel também será chamado de Roseta. Assistindo a apresentação pude ver alguns computadores já rodando o novo processador, segundo a Apple, haverá um modelo de MacMini para que desenvolvedores já comecem a programar para a nova plataforma, também no site da empresa, na área de desenvolvedores já está disponível os ambientes de desenvolvimento para a próxima fase da empresa.

Novo MacOS Big Sur, depois de um tempo com o MacOS Catalina, nesse exato momento em que escrevo estou usando a última versão (10.15.5), agora teremos um sistema tendo que ser reiventado, devido a nova arquitetura, assim não teremos mais um MacOS X e sim um MacOS 11, que inclusive já tem nome é foi apresentado como macOS Big Sur, ainda homenageando pontos turísticos naturais da California EUA. O sistema teve a interface remodelada com icones vibrantes bem próximo do que temos no iPad OS e iOS, a interface ficou bem limpa e bastante agradável no meu ponto de vista. Abaixo deixei alguns takes que tirei durante a apresentação, curta a viajem!

Novo aplicativo Messages com suporte a envio e criação de memojis
Com o novo processador fica extremamente facil rodar os Apps do iPad OS e iOS no macOS
Virtualização de sistemas operacionais, na imagem Linux Debian em execução
Barra de notificações
Apps de produtividade, na imagem Calendário e Editor
Novo App Mail
Finder Reestilizado
Visão geral do novo sistema
Informações mais detalhadas do novo sistema

Então é isso, te vejo em breve!