Remmina – Uma poderosa ferramenta para Linux

A dica de hoje vai para os diversos administradores de sistemas espalhados por aí!
No dia-a-dia precisamos conectar em diversas máquinas, dispositivos e servidores para realizar configurações, executar scripts, ver logs e outras atividades de um dia comum para um sysAdmin.

Para isso muitos usam diversas ferramentas, no caso de usuários Windows o bom e velho Putty está sempre a tiracolo, mas no caso de administradores de sistemas que assim como eu utilizam o linux como workstation, uma ferramenta pode ser muito útil, no meu caso já se tornou imprescindível, o Remmina.

Trata-se de um sofware que faz parte dos repositórios do Debian, Ubuntu, Deepin e todos os irmãos dessa família .deb!
Ele permite conectar e salvar dados para acesso instantâneo com apenas um clique, ou seja, você nao precisará ficar digitando repetidamente credenciais e tera um aplicativo que reúne ferramentas para conexão com os acessos remotos mais famosos, como: RDP (acesso remoto do Windows), VNC, NX, XDMCP, SFTP e é claro o SSH.

Além disso é possivel compartilhar a área de transferência entre sua máquina e a remota, é possivel escolher diversos diretórios na sua máquina e compartilhar com a máquina remota em caso de conexão com RDP por exemplo. O aplicativo é simples e oference uma gama de features para auxiliar o chefão da rede. 😛

Fonte: Site Oficial do projeto
Fonte: Site Oficial do projeto

Visite o site do projeto em: https://remmina.org/