De repente assistimos ou ouvimos alguém comenta tão entusiasmados, mas vemos a transformação digital como algo distante se torna realidade, porém, não se trata mais de acontecer ou não. Se trata de organizar para fazê-lo acontecer o quanto antes, pois o momento é de se organizar e oferecer o melhor serviço, alcançar os novos modelos de clientes, alinhar os negócios, avançar para a famosa “empresa 4.0”!
Gosto de pensar que para se iniciar um processo de modernização de uma organização, o potencial humano deve ser levado em consideração primeiramente antes de qualquer outro. Pois a modernização deve acontecer primeiro nas pessoas envolvidas, isso vai desde o cliente(hoje é o principal ator de toda essa evolução, tendo em vista que seus hábitos está movendo todo este contexto), passando pelos colaboradores, dirigentes e todas as pessoas que participam de alguma forma dos processos desta empresa. A transformação digital, segundo críticos e analistas de mercado se deu principalmente pela computação em nuvem e o IoT (internet das coisas), acredito que também o modo como o consumidor se portou diante da tecnologia e interconexão em todos os lugares influencia cada momento nessa tecnologia tão necessária e novos métodos adotados dentro das empresas. Mais profundamente posso ressaltar alguns benefícios percebidos através dessa modernização como: melhoria e agilidade de processos internos; agilidade em processos de produção, logística e entrega; levantamento de informações e feedback de clientes e colaboradores; levantamento de informações para BI; levantamento de informações sobre desejos de clientes e possíveis consumidores, parceiros e concorrentes; ajuda direta na tomada de decisões e novas aquisições e investimentos; definição mais precisa sobre cargos e departamentos internos; vantagem competitiva; organização pontual no modelo de negócios bem como sua modernização rumo à eficiência; Inovação e práticas mais elaboradas e focadas no resultado de negócio; Melhores práticas quanto à KPIs, e muitos outros fatores que nos fazem perceber que a modernização da empresa nãos e trata de um luxo, ou algo futurista. O futuro é agora e as pessoas estão imersas nesse contexto, ou seja, se desejamos que nossa empresa alcance essas pessoas devemos imergi-las também!
Inicialmente falamos um pouco sobre benefícios e objetivos da transformação digital, com certeza teremos muito mais que ver e falar sobre este assunto que tem muito pra ser destrinchado, ainda existem passos e fases importantíssimos como: planejamento, execução, experiencias, implantação e equipes de transformação digital por exemplo. Nos vemos na empresa 4.0, até lá!
Att, Green Operations IT – Tocantins