Como estabelecer estratégias de negócio a partir da TI ?

Olá,

Já notou que as empresas estão cada vez mais “ligadas” em agradar seus clientes e tratando-os de maneira mais próxima e apática? Pois é, isso tem uma explicação:

A nova era das tecnologias tem causando o que chamamos de “inicio da mudança”, isso vem ocorrendo devido ao acesso a informação cada vez mais facilidade e o interesse do cliente por consumir cada vez mais informação e/ou se manter informado, independente de que assunto seje, desde de a time line de um amigo, passando pela bolsa de valores e cadernetas de poupança até os novos serviços que seus fornecedores estão oferecendo. A grande sacada da coisa é perceber e agir nestes pontos de convergência e atender essa nova necessidade de seus clientes (devido a extensão desse tema teremos mais postagens sobre o assunto), para isso primeiramente é imprescindível criar estratégias que sejam compatíveis com essas mudanças, separei cinco passos que julgo importantes para se preparar para isso.

Cinco passos importantes para estabelecer estratégias de negócios por meio da TI:

1- Definir seus produtos e benefícios oferecidos ao cliente

Saber o que a empresa oferece é importantíssimo acima de tudo pois partindo desse ponto é possível traças estratégias principais e iniciais, percorrer todo o trajeto que envolve fornecedores, stakeholders, clientes, colaboradores e todos os atores do negócio.

2- Ingressar a TI como parte integrante dos planejamentos de negócio

Este é outro passo (ousado para organizações muito conservadoras) muito importante pois assim a tecnologia se torna integrante do DNA da empresa, fator que se mostra cada vez mais essencial dentro de empresas de sucesso num mundo atual, outro detalhe é que se seus CIO’s e CTO’s estão por dentro dos planos da empresas, tendem a planejar seus departamentos e colaboradores apontando para esses passos que seguem.

3- Pesquisar, discutir e treinar novas tecnologias que aceleram os processos internos

Pesquisar e treinar a ferramenta tecnológica ideal é muito vantajoso tendo em mente que processos internos bem resolvidos, práticos, ágeis e limpos são muito importantes na entrega final de benefícios, serviços e valores ao consumidor final, além de promover menos gastos com processos dentro da empresa.

4- Estudar casos e métodos de alinhamento de TI a negócios

Estudar casos é um passo importante antes de fazer decisões, sempre que possível estudar casos de sucesso ou fracasso pode ajudar a tomar sábias decisões nos projetos, no âmbito do alinhamento de TI nos negócios existem muitos modelos disponíveis e já utilizados como: Alinhamento de Brodbeck e Hoppen (2002) e Modelo de Alinhamento de Leavitt (1965), este último foi um dos pioneiros inclusive o que deu origem ao nome “tecnologia da informação”.

5- Investimento e colaboração com a TI

O último porém não menos importante item da nossa lista fica a cargo do investimento e importância financeira da TI para a organização. Sabemos que tecnologia é um bem que demanda dinheiro e nem sempre existe interesse por parte dos dirigentes de investir em tecnologias, porém, passando por todos os passos anteriores é possível saber se o momento de investir é este ou aquele e quanto investir.

Muito bem, estes passos são importantes, porém conversar com seu consultor de tecnologia e planejar bem antes esses e outros passos, é primordial. Saiba como o serviço de consultoria da Green Operations IT, Tocantins pode te auxiliar nessa caminhada a nova era da tecnologia clicando aqui.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *