Por que preciso de um Firewall?

A pergunta parece ter resposta óbvia porém já fui questionado algumas vezes quanto a isso e ao que me parece existem pessoas que acham que não existe essa necessidade, nem em casa, nem se a empresa for pequena ou tiver poucos micros. Mas aí está o engano, ninguém está imune a um ataque. Principalmente pequenas organizações que para alguns invasores são o prato predileto porque normalmente a segurança é mínima, isso quando possui.


A história do firewall se remonta aos anos 80, quando as organizações sentiram a necessidade de criar regras de acesso e restrições para o uso da rede TCP/IP. Ainda no surgimento da interligação entre redes surgiu os primeiros ataques, devido a falta de segurança era possível inclusive derrubar toda a “internet” e espalhar vírus por toda a rede rapidamente. Devido essa ideia de alastrar um vírus na rede, surgiu o termo firewall, fazendo uma alusão à parede corta-fogo que serve como uma barreira para evitar que o fogo se alastre em determinado ambiente. A partir deste momento, os firewall’s foram avançando e se atualizando, utilizando diversos tipos de tecnologias como por exemplo a filtragem de pacotes, estado de sessão (stateful), os firewall’s de aplicação ou ainda a junção de vários modelos em uma única solução. Nos dias atuais, as aplicações estão cada vez mais conectadas e o acesso à informação muito mais simplificado, logo encontrar pessoas e empresas conectadas e adquirir ferramentas e técnicas de ataque fica cada dia mais rápido e fácil, assim, se proteger se tornou uma necessidade real.

Abaixo comentarei sobre duas ferramentas simples, poderosas e muito baratas para se implementar tanto em casa como em empresas:

BrazilFW Firewall and Router – Página oficial: https://www.brazilfw.com.br/

Baseado no Coyote Linux, esse software eh capaz de fornecer vários serviços de rede, como: arquivos, gateway, firewall, relatórios, cache, DNS e outros que podem ser adicionados através de plugins, oferecidos dentro da própria plataforma. O sistema é extremamente leve e é capaz de rodar em configurações bem minimalistas, é possivel conectar e configurar todas as tarefas do sistema através de uma WebGUI bem interativa e fácil de manusear. Você pode baixar o sistema através do próprio site oficial e seu uso é totalmente grátis.

PFsense – Página oficial: https://www.pfsense.org/

Muito conhecido e bastante disceminado entre os profissionais de TI, o PFsense é um poderoso firewall, além disso oferece outras tarefas de rede que valorizam e ampliam o valor agregado a ele, pois eh possível configura-lo como gateway de rede, DNS, cache, proxy e outras funcionalidades que podem ser implementadas dentre elas o Captive Portal, uma ferramenta que gerencia níveis de acesso e politicas de acesso a redes. O PFsense é um software também gratuito, porém existem versões pagas, alem disso é possível adquirir apliances (homologadas) prontas com este maravilhoso sofware pré-instalado.

Vale a pena se resguardar e preparar sua rede para uma internet que está em constante evolução, proteger sua ID online requer um pouco de esforço, porém os resultados são tranquilizadores.

Visite: Green Operations IT – Tocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *