Virtualização fácil e de baixo custo em pequenas organizações

Mais com menos!

Essa é a principal proposta da virtualização, e realmente é um dos maiores benefícios talvez. Porém não é somente isso, através dela o poder de gerenciamento, organização, backups, gastos com energia e refrigeração dentre outros benefícios fazem da virtualização hoje algo comum dentro de grande parte das TIC’s nas organizações. A ideia de usar vários sistemas em um único hardware é magnifica e ultrapassa os fins acadêmicos ou analíticos para teste de novas ferramentas e estende-se para as empresas onde servidores são agrupados em mesmo ambiente físico, e aí sim, a coisa fica bacana de se lidar (além de rentável..rsrsr)


Embora existam ferramentas pagas (e também muito boas) no mercado nesse tema de hoje falaremos de duas ferramentas que são de uso livre e contém funcionalidades que são muito requisitadas no mundo dos hypervisores (sistemas dedicados para a prática da virtualização de sistemas e provisionamento de recursos e funções).

Citrix XenServer:

Um hypervisor muito conhecido, contém um desenvolvimento que já leva vários anos, com ele é possível virtualizar servidores e desktops de diversas plataformas diferentes alem de aplicações. No site oficial da Citrix é possível ver as funções e capacidades dentre as quais posso ressaltar recuperação de desastres, conexões com diversos tipos de armazenamento, gerenciamento de interfaces de rede, redes virtuais, entrega de aplicações, estratégias de gerenciamento, backups, soluções para alta disponibilidade, clusterização dentre muitos outros, também é possível ver estudos de casos e outros detalhes importantes, já o site para downloads do você pode visualizar clicando aqui.

Proxmox Server:

Um projeto open-source também muito simples de ser implantado e utilizado, oferece suporte para computadores de arquitetura x86-x64 assim como o XenServer e possui também uma interface gráfica (muito flexível e WEB) bem tranquila de se manipular tanto as configurações do hypervisor, como das instâncias virtuais e ferramentas de gerenciamento e suporte. O grande potencial de clusterização e migração a quente é o ponto forte dessa ferramenta, utilizando o poder do Corosync, porém a ferramenta oferece todos principais recursos requeridos em um bom hypervisor. No site do Proxmox há uma serie de outros pacotes e suas devidas informações, lá também é possível baixar os devidos instaladores.

Sabemos que existem muito mais o que se falar e detalhar sobre hypervisores, porém o foco aqui é apresentar de maneira rápida, sempre com textos curtos e precisos dicas para uma TI cada vez melhor 😉 . Visite o site oficial: Green Operations IT, Tocantins .




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *